segunda-feira, 18 de março de 2013

Pilates para Homens


Embora a popularidade do método Pilates seja maior entre as mulheres, é importante lembrar que inicialmente o método foi desenvolvido e aplicado para atender exigências masculinas.




A procura pelo Pilates vem aumentando cada vez mais e conquistam homens de todas as idades, sejam jovens ou idosos. Os exercícios propostos têm o objetivo de aliviar a sobrecarga na coluna e assim diminuir a dor, trabalho de força e equilíbrio entre a musculatura abdominal e músculos da coluna com o alinhamento corporal, reeducando a postura.


O método Pilates criado por Joseph Pilates, focaliza principalmente o alinhamento postural, o treinamentode equilíbrio, a força muscular, a flexibilidade e a reeducação respiratória. Também é importante focar na prevenção ou até mesmo no tratamento de perda de massa muscular e de massa óssea (osteogenia/osteoporose), o Pilates consegue resultados surpreendentes.



Uma grande vantagem do Pilates para os homens é que adaptações podem ser feitas de acordo com a necessidade, o que possibilita correções durante os movimentos e proporciona uma execução segura, livre de compensações, sobrecargas e dores ou lesões indesejadas.



Os jovens rapazes que buscam membros superiores fortes e abdômen “trincado”, os acessórios como bola, faixa elástica e as molas dos aparelhos vão tornar exercícios desafiadores e com resultados invejáveis, trabalhando em equilíbrio com a postura correta. A prática do Pilates proporciona aos homens o aumento do tônus muscular, o que é essencial para uma boa postura e ajuda na melhora de qualquer quadro de dor, relaxando o corpo e aumentando a concentração.



Diferente de outros tipos de treinamentos de força, que requerem exercícios pesados em equipamentos de musculação, o Pilates trabalha a mente para conduzir os músculos. O Pilates dá ênfase nos músculos do centro do corpo, criando um equilíbrio com a respiração para alinhar a coluna.



Na busca por melhores rendimentos, os atletas utilizam cada vez mais atividades complementares para aperfeiçoar os resultados. O Pilates está presente no cenário do esporte masculino. Assim como já acontece no vôlei, basquete e no futebol, treinadores oferecem aos atletas os exercícios de Pilates no solo e com a bola para melhorar a desempenho e prevenir lesões. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário