segunda-feira, 18 de março de 2013

Fibromialgia e Pilates


Olá pessoal, resolvi falar um pouco sobre fibromialgia, considerado o 3º distúrbio reumático mais comum (osteoartrose e artrite são os 2 mais presentes). É classificada como um tipo de reumatismo extra-articular, ou seja, que não acomete as articulações, e sim tecidos moles.



O que é?
A fibromialgia é uma síndrome crônica caracterizada por dor difusa musculoesquelética, rigidez, fadiga, distúrbios do sono e pontos dolorosos. 
A dor é geralmente descrita como sensação em queimação da “cabeça aos pés” ou por dor no corpo inteiro. As dores da fibromialgia podem variar de níveis de intensidade dependendo do paciente, de quais são os pontos do corpo afetados, de qual o estágio da síndrome ele se encontra naquele momento, se ele está ou não em crise, pelas condições do clima, do equilíbrio hormonal (nas mulheres), do estado psicoemocional, entre outros fatores. As dores podem variar desde uma simples sensação dolorosa até níveis insuportáveis ao toque da(s) área(s), ao movimento ou também com o corpo inerte (parado). Podem-se manifestar por períodos de horas, dias, meses ou permanentemente, em áreas diversas ou mais localizadamente, como pescoço, coluna, ombros e quadril..

Quem é acometido?
Ocorre, principalmente, nas mulheres em idade fértil.  

Qual é a causa?
A causa ainda é desconhecida, porém existem algumas teorias para sua etiologia.
A fibromialgia pode ser causada:
1. Por um vírus ou outra infecção;
2. Por uma lesão no Sistema Nervoso Central;
3. Por uma alteração no metabolismo do músculo, diminuindo o fluxo de sangue, tornado-os cansados e fracos;
4. Por alterações hormonais, visto que as mulheres são mais acometidas que os homens;
5. Pela diminuição na produção de serotonina.
6. Por lesões musculoesqueléticas repetitivas.

Quais são os sintomas e como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico é difícil de ser realizado devido a pouca especificidade e similaridade dos sintomas a outras doenças mais comuns, sendo considerada uma síndrome porque é identificada mais pelo número de sintomas do que uma má função específica.
A presença de dor contínua por mais de três meses associada em pelo menos 11 dos 18 pontos de tensão do corpo pode ser utilizada como critério para o diagnóstico da fibromialgia. Algumas pessoas podem apresentar distúrbios do sono, irritabilidade, ansiedade, rigidez muscular, sensação de edema (inchaço), enxaquecas, alterações do aparelho digestivo (irritabilidade intestinal, prisão de ventre, diarréias...)

Os 18 pontos de tensão

Quando procurar um médico?
Caso você apresente sintomas semelhantes aos descritos, procure o seu médico para que ele possa encaminhá-lo para um Ortopedista.

Qual o tratamento?
Antes de tudo, é preciso manter hábitos saudáveis: boa alimentação, prática regular de exercícios físicos, tempo suficiente de descanço.
A prática de atividade física moderada é considerada essencial no tratamento convencional da fibromialgia. Muitos pacientes conseguem manter a qualidade de vida com pouca medicação e prática regular de exercícios moderados. A indicação desses exercícios deve ser personalizada, orientada por um profissional capacitado, pois o excesso pode causar dores e crises que acabam inviabilizando a prática constante.
Também são indicados fisioterapia, massagens para o alívio da dor; antidepressivos para melhorar o humor, o sono e ajudar a relaxar; técnicas de relaxamento; acupuntura para o alívio da dor; terapias de grupo para acalmar e relaxar.

Benefícios do pilates
O pilates é uma das formas de exercício que contribuem para o controle da síndrome. Inicialmente há um aquecimento para melhorar o aporte sanguíneo para os músculos e tendões, permitindo uma melhor resistência física para os exercícios. Depois desse aquecimento, o paciente é sujeito a diversos exercícios, de acordo com seu limite de resistência.  Os movimentos são realizados de maneira suave e controlada, o que evita qualquer tipo de lesão e o aumento da dor. A conscientização da respiração, o alívio do estresse e a tranqüilidade da aula de pilates contribuem para o bem estar físico e emocional do indivíduo, proporcionando melhora nos sintomas da fibromialgia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário