segunda-feira, 18 de março de 2013

Ansiedade/stress e sua relação com dor nas costas


Existe uma ligação importante entre dor nas costas e ansiedade.
Todo nosso corpo é formado por músculos, desde os grandes e conhecidos como os muito pequenos e desconhecidos por não profissionais da saúde.

Toda nossa coluna é composta de inúmeros pequenos músculos que a seguram firme e em pé, em um intrincado trabalho de contrações e descontrações entre músculos agonistas e antagonistas.



Qualquer alteração emocional - ansiedade e estresse, por exemplo- pode causar um desequilíbrio no trabalho destes pequenos e importantes músculos paravertebrais. Esse estresse constante pode levar a contraturas em regiões da coluna, que se persistirem durante muito tempo podem comprimir perigosamente os discos.

É muito importante sempre manter o equilíbrio emocional, tanto para evitar doenças, como para facilitar a cura das já existentes.

As pessoas com hérnia de disco, abaulamento ou protrusão, apresentam melhora mais rápida quando são mais tranqüilos. Mesmo casos de hérnia extrusa são facilmente recuperados nos mais calmos.

Obviamente quem é estressado também terá resultados com o tratamento, porém com um pouco mais de demora. O corpo trabalha melhor quanto mais equilíbrio emocional houver.


“Verdadeira saúde é obter e manter o desenvolvimento uniforme do corpo com perfeito equilíbrio entre corpo, mente e espírito.” 
Joseph Pilates 

Nenhum comentário:

Postar um comentário